Prates diz que Brasil e Canadá podem cooperar em projetos de geração eólica offshore

1184

São Paulo – O presidente da Petrobras Jean Paul Prates ressaltou a possibilidade de cooperação entre o Brasil e o Canadá no desenvolvimento de projetos de geração eólica offshore, , além da troca mútua de experiências em outras atividades, em participação no eventode assinatura de acordo de cooperação entre o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC), nesta quinta-feira (9/2), na sede do Instituto no Rio de Janeiro, para parcerias nas áreas de produção onshore, gás, tecnologia e inovação.

O CEO da Petrobras destacou os traços em comum entre Brasil e Canadá, como a vocação diplomática, apreço e valorização da natureza e a importância da relação entre os países. De acordo com Prates, temos muito em comum e precisamos explorar isso, o presidente da empresa destaca Esse tipo de acordo é importante, pois são grandes entidades que se juntam e vão direcionar as empresas, criar diretrizes. Somos países irmãos e todos são bem-vindos ao Brasil.”

O Presidente do IBP, Roberto Ardenghy, ressaltou a importância do acordo como formalização da conexão do Instituto com um ator global com grande vocação para o setor de óleo e gás. O Canadá tem mostrado forte exemplo de gestão no setor de óleo e gás aliando proteção ambiental, produtividade e eficiência. Nessa cooperação prevemos atividades no Brasil e no Canadá. Esse convênio tem também como objetivo olhar para o futuro.

O diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comercio Brasil Canadá (CCBC), Paulo de Castro Reis, lembrou que o acordo ocorre no momento da celebração dos 50 anos da CCBC. Criamos o Brasil Hub em Montreal e em Edmonton para facilitar a internacionalização de empresas brasileiras no Canadá, viabilizando o acesso à inovação e pesquisa, e o estabelecimento de parcerias para fomentar negócios e investimentos. Os dois países têm muitas sinergias. Trabalhando junto com o IBP queremos contribuir para aproximar ainda mais os ecossistemas brasileiro e canadense do setor de O&G, revelou.

O Cônsul do Canadá, David Verbiwski, destacou a relevância do Canadá no setor, onde possui a 3 maior reserva de óleo e gás do mundo e é o 4º produtor de petróleo e o 6º produtor gás natural, ressaltando ainda o histórico de parceria entre os países. Brasil e Canadá têm longa trajetória de parceria, especialmente em O&G. Nas últimas décadas, o consulado tem testemunhado o IBP como grande player da indústria brasileira de O&G. Participamos inúmeras vezes como expositores da Rio Oil & Gas e somos a única delegação estrangeira a ter estande nas cinco edições da Brasil Onshore, ajudando a abrir caminho para empresas canadenses, enfatizou Verbiwski.