FDA autoriza primeiro teste contra covid-19 que usa amostras por respiração

674
Edifício da Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA, equivalente a Anvisa no Brasil) / Foto: FDA

São Paulo – A FDA (equivalente à Anvisa no Brasil) dos Estados Unidos emitiu uma autorização de uso de emergência para o primeiro teste contra a covid-19 que detecta compostos químicos em amostras de respiração associadas a uma infecção por SARS-CoV-2.
O teste pode ser realizado em ambientes onde a amostra do paciente é coletada e analisada, como consultórios médicos, hospitais e locais de testes móveis, utilizando um instrumento do tamanho de uma bagagem de mão.
“A autorização de hoje é mais um exemplo da rápida inovação que ocorre com testes diagnósticos contra a covid-19”, disse Jeff Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA.
A realização do teste contra o coronavírus foi validada, segundo a FDA, em um grande estudo envolvendo 2.409 indivíduos, incluindo aqueles com e sem sintomas. No estudo, o teste mostrou-se eficaz em 91,2% (percentual de amostras positivas identificadas corretamente) e 99,3% de especificidade (percentual de amostras negativas que o teste identificou corretamente).
A empresa que criou o teste tem a expectativa de poder produzir aproximadamente 100 amostras por semana, que podem ser usados para avaliar aproximadamente 160 casos por dia. Neste nível de produção, espera-se que a capacidade de testagem aumente em aproximadamente 64.000 amostras por mês.