EUA podem alcançar nível endêmico de covid-19 bem abaixo de 80 mil casos

569
Diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, Dr. Anthony Fauci / Foto: Casa Branca

São Paulo – A covid-19 não será erradicada dos Estados Unidos, mas controlada, e isso acontecerá com número de novos casos bem abaixo dos atuais 80 mil por dia e com o avanço na vacinação, disse o doutor Anthony Fauci, principal conselheiro médico do presidente norte-americano, Joe Biden.

“Quando você olha para qualquer tipo de surto, há a fase de pandemia, de desaceleração, de controle, eliminação e erradicação. Não acho que teremos erradicação”, disse ele, em coletiva de imprensa da força-tarefa contra covid-19 da Casa Branca, ao ser questionado sobre as metas da Casa Branca, na medida em que especialistas de saúde do país afirmam que em 30 mil casos diários a covid-19 seria endêmica.

“Eliminamos malária nos Estados Unidos há anos, mas existe em outros lugares”, disse Fauci. “Não vamos eliminar completamente, vamos controlar” a covid-19. Segundo ele, a questão é o nível de controle que vamos aceitar em sua endemicidade. “Não sabemos realmente qual é o número, mas saberemos quando chegar”, afirmou.

“Certamente é muito, muito abaixo de 80 mil novas infecções por dia, e 1 mil mortes por dia, e milhares de hospitalizações”, disse ele. “Queremos chegar ao menor nível possível que podemos. Ao invés de escolher um número arbitrário, vamos vacinar tantas pessoas quanto possível, o mais rapidamente possível, e ter pessoas elegíveis tomando doses de reforço”.

Segundo a diretora do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), Dra. Rochelle Walensky, a média de sete dias diárias de casos está em cerca de 83 mil casos por dia, com 5 mil hospitalizações diárias e 1 mil mortes por dia.

Ela reiterou que a Food and Drug Adminsitration (FDA, correspondente à Anvisa no Brasil) estuda ampliar a aplicação de doses de reforço para toda a população adulta do país, e que o CDC aguarda as recomendações da agência reguladora.