EUA e China vão selecionar novo local para assinar acordo comercial, diz Trump

174

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país e a China vão selecionar um novo local para a assinatura da fase um do acordo comercial, após o cancelamento da reunião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês) em Santiago, no Chile.

Presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump /Foto: Divulgação/Casa Branca

“China e Estados Unidos estão trabalhando na seleção de um novo local para a assinatura da fase um do acordo comercial, cerca de 60% do acordo total, depois que a Apec no Chile foi cancelada devido a circunstâncias não relacionadas. O novo local será anunciado em breve. O presidente Xi [Jinping] e o presidente Trump vão assinar!”, disse Trump, em uma mensagem no Twitter.

Ontem o presidente do Chile, Sebastian Pinera, anunciou que a reunião da Apec, que seria realizada nos dias 16 e 17 de novembro em Santiago, foi cancelada devido a manifestações populares que estão ocorrendo no país há cerca de duas semanas.

Trump e Xi planejaram assinar a fase um do acordo comercial durante o encontro. Após o cancelamento do evento, a Casa Branca disse ontem, em comunicado, que o cronograma para a assinatura do pacto histórico entre a China e os Estados Unidos não mudou.