Em sinal de retomada, indústrias chinesas têm primeiro lucro no ano

203
Visão da muralha da China / Foto: Casa Branca

São Paulo – Os lucros das grandes empresas industriais da China subiram 6,0% em maio em base anual, marcando a primeira alta do ano, após a queda de 4,3% de abril, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país. Nos cinco primeiros meses do ano, os lucros caíram 19,3%.

O avanço de maio reflete melhorias significativas do lucro em setores-chave, como processamento de petróleo, energia, produtos químicos e ferro e aço, diz o departamento, em comunicado.

A lucratividade das indústrias de processamento de petróleo subiu 8,9% em maio em base anual, enquanto do setor de energia avançou 10,9% na mesma base de comparação, com menor pressão de custos e a efetividade de políticas de apoio.

“Embora os lucros das empresas industriais tenham atingido o primeiro aumento desde maio deste ano, a demanda do mercado ainda é fraca sob a influência da pandemia, e a continuidade da recuperação dos lucros precisa de mais observações”, disse o estatístico sênior do departamento, Zhu Hong, ao analisar os dados.