Governo britânico planeja ampliar investimentos em resposta à pandemia

153
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson / Foto: Divulgação / Governo britânico

São Paulo – O governo do Reino Unido planeja ampliar sua agenda de investimentos, em resposta aos impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus e como forma de estimular a recuperação do país, de acordo com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

“À medida que nos recuperamos da pandemia, é importante lançar as bases para um país em que todos tenham a oportunidade de ter sucesso”, disse ele, em uma mensagem no Twitter.

“Vamos anunciar hoje um plano de 1 bilhão de libras esterlinas em investimentos” que inclui a construção e reforma de 50 escolas, além de faculdades, disse o premiê. “Vamos construir nosso caminho de volta à saúde neste país começando com escolas e faculdades”.

Johnson vai anunciar ainda hoje detalhes de um plano mais amplo. Ontem, em entrevista ao jornal britânico “The Mail”, ele disse que as medidas vão incluir hospitais, conjuntos habitacionais e projetos de infraestrutura rodoviária e ferroviária, o que vai contribuir para a geração de empregos.

“Este foi um choque enorme para o país, mas vamos nos recuperar muito bem”, disse ele, na entrevista. “Não estamos voltando absolutamente à austeridade de dez anos atrás”, acrescentou.