Eletrobras está focada na expansão da energia renovável, diz CEO

Foto divulgação: Eletrobras

São Paulo – O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, disse que o futuro da companhia está focado no avanço da geração e transmissão de energia renovável, durante participação em painel da SAP sobre transformação digital.

“Nossa companhia foi reestruturada nos últimos anos quatros. Nós entendemos que o futuro da companhia é focado em geração e transmissão. Praticamente metade da transmissão do Brasil são das nossas torres. Esse é o foco do nosso negócio, somos muito fortes nessa área. Acho que podemos avançar nessa integração. O Brasil se beneficia muito disso”, disse.

O executivo também ressaltou que a produção da empresa de energia limpa e renovável é de 96% hoje, e disse que as operações com óleo combustível fazem parte de uma pequena parcela do que é produzido no país.

“Nós fizemos um grande esforço ao longo desse período de quatro anos e hoje somos uma das três maiores empresas de energia renovável no mundo. Hoje 96% da energia dela (Eletrobras) é renovável e limpa. Então saímos de uma parte das operações com óleo combustível, nós só temos hoje gás e uma planta a carvão no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Wilson Ferreira também destacou a importância de se ter mais marcos regulatórios para um maior desenvolvimento de fontes renováveis no país.

“Nos somos focados na expansão da energia renovável e limpa. A nossa expansão vai para além da capacidade muito forte na área de hidrelétrica, nós estamos nos desenvolvendo no tema da eólica e da solar. A gente entende que esse é de fato o futuro. Os marcos regulatórios estão sendo evoluídos para que essas fontes possam se desenvolver ainda mais. A Eletrobras é uma das três maiores em eólica no Brasil e na área de solar, que nós temos o maior centro de referência, em Petrolina. Nós começamos a investir na solar flutuante nos lagos das nossas usinas hidrelétricas”, finalizou.