Confiança do comércio cai pela terceira vez seguida em dezembro, diz FGV

218

São Paulo – O índice de confiança do comércio (Icom) caiu pelo terceiro mês seguido, em 1,8 ponto em dezembro em relação a novembro, a 91,7 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No período, houve queda da confiança em três dos seis principais segmentos do setor.

A abertura do dado mostra que o resultado reflete a piora da avaliação apenas em relação ao cenário presente. Em base mensal, o Indice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 6,1 pontos, a 93,6 pontos, enquanto o Indice de Expectativas (IE-COM) teve alta de 2,6 pontos, a 90,1 pontos.

Para o coordenador da pesquisa na FGV Rodolpho Tobler, o terceiro resultado negativo consecutivo reflete a cautela dos consumidores, em meio às incertezas elevadas com um cenário “complicado” do mercado de trabalho e o fim dos auxílios do governo federal, o que torna um desafio para o setor dar continuidade à retomada.

A edição deste mês coletou informações de 801 empresas entre os dias 1 e 22 deste mês. A próxima divulgação da sondagem do comércio será em 27 de janeiro.