China cumpre acordo comercial de primeira fase, diz Kudlow

157
Kudlow EUA Casa Branca
Assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – A China está cumprindo o acordo comercial de primeira fase assinado com os Estados Unidos, embora a sua implementação dependa da melhora do ambiente deteriorado pela pandemia do novo coronavírus, disse o principal conselheiro da Casa Branca, Larry Kudlow, em entrevista para a Bloomberg.

“A China continua a dizer para os Estados Unidos que tem a intenção de responder aos requisitos e implementar o acordo assinado com os Estados Unidos. Claro que levamos em consideração as condições atuais dos mercados de commodities e das economias”, afirmou.

Os comentários acontecem depois que a agência estatal de notícias “Xinhua” informou que o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, conversou com o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steve Mnuchin, hoje de manhã, horário de Pequim.

“Lighthizer e Mnuchin falaram com Lui He e a conversa fui muito construtiva. As negociações foram boas, mas sabemos que a relação entre Estados Unidos e China são muito complexas”, afirmou Kudlow.

O acordo, assinado em 15 de janeiro, previa a suspensão de bilhões de tarifas de ambos os lados e a compra, por Pequim, de bilhões em produtos norte-americanos, especialmente agrícolas. Além disso, o pacto estabelecia regras para preservar a propriedade intelectual.