Bom desempenho do Assaí no primeiro trimestre agrada BofA e Brasdeco BBI

541

São Paulo – O Assaí publicou ontem o balanço do primeiro trimestre de 2022. O lucro líquido fechou em R$ 214 milhões, com margem líquida de 1,9% e uma queda de 10,8% em relação ao mesmo período de 2021. O resultado agradou tanto o Bank of America (BofA) quanto o Bradesco BBI, que confirmaram suas posições de compras das ações da companhia.

Os dois bancos divulgaram hoje seus relatórios sobre o atacadista de alimentos. O consenso destaca o bom desempenho em vendas nas mesmas lojas (SSS), que cresceram 6,7%, com destaque de alta de dois dígitos em fevereiro e março.

Segundo o Bradesco Bradesco BBI, em um ambiente macro difícil, o resultado reforça a capacidade do conceito Cash & Carry de repassar a inflação para os clientes e, no caso de Assai, isso foi alcançado com pressão mínima de margem (que está relacionada à aceleração da expansão das lojas, ao invés de pressão da inflação). O BofA destacou que o SSS foi beneficiado pela maior sensibilidade ao preço do consumidor, à medida que os consumidores mudam para alternativas mais acessíveis.

O BofA comentou também a contração de 20 bps na comparação anual da margem Ebitda ajustada, reflexo da abertura de novas lojas, conversões pendentes de hipermercados e inflação adicionada às despesas. O Ebitda ajustado cresceu 17,3%, mas a depreciação e amortização cresceram muito mais rápido, 40,7%, já que o Assaí incorporou 60 hipermercados Extra.

O Bradesco BBI afirmou que as ações do Assaí oferecem mais proteção contra preocupações mais amplas com a inflação do que as outras empresas analisadas pelo banco de investimentos. “A conversão dos hipermercados Extra adquiridos deverá agora se tornar o principal impulsionador da companhia, com a abertura do primeiro lote de lojas no terceiro trimestre deste ano, com um total de 40 conversões no segundo semestre”, detalhou a análise.

Na mesma linha de raciocínio, o BofA vê o ano de 2022 do atacadista voltado para as conversões e maiores despesas com juros, devido à compra alavancada do Extra. Mas a qualidade das lojas adquiridas sugere uma maturação rápida e uma forte recuperação da lucratividade em 2023.