Bolsonaro lidera pesquisa Exame sobre eleição de 2022

199
Presidente Jair Bolsonaro durante encontro com lideranças empresariais e cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Industrial São Paulo. (Foto: Alan Santos/PR)

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro é o potencial candidato com mais intenções de voto para a eleição presidencial de 2022, segundo pesquisa conduzida pela empresa de análise de investimentos Exame Research e pelo Instituto Ideia.

Bolsonaro lidera com 30% de intenções de voto – ou 1 ponto porcentual (pp) a menos que num levantamento anterior, feito no final de agosto -, seguido pelo ex-presidente Lula com 18% (+1 pp). O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro aparece em terceiro, com 10% (-3 pp), seguido por Ciro Gomes (9%, +3 pp), Luciano Huck (5%, estável), João Doria (4%, +1 pp) e pelo ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta (3%, -1 pp).

Foram entrevistadas 1.200 pessoas residentes no Brasil com idade igual ou superior a 16 anos por telefone. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos.

A avaliação positiva (ótimo/bom) do Presidente Jair Bolsonaro segue oscilando na margem de erro entre 35% e 40%. Os dados, segundo a pesquisa, mostram que 84% dos que avaliam o governo Bolsonaro como positivo querem votar no presidente.

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro, que em janeiro havia dito que pretendia ser candidato na eleição presidencial de 2022, disse ontem que não sabe se participará da disputa. “Eu não sei se eu vou ser candidato, tem muita coisa acontecendo”, disse o presidente numa transmissão ao vivo, acrescentando que “se estiver bem” poderá concorrer. “Se não, eu estou fora”.