BCE lança revisão estratégica de política monetária

256
Sede do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt. Foto: Divulgação/ BCE

São Paulo – O Banco Central Europeu (BCE) lançou oficialmente a revisão de sua estratégia, um processo que está baseado na formulação quantitativa da estabilidade de preços, nos instrumentos de política monetária, nas análises econômica e monetária e nas práticas de comunicação.

De acordo com comunicado, outras considerações, como a estabilidade financeira, o emprego e a sustentabilidade ambiental, também serão contemplados durante o reexame, que deverá ser concluído até ao final de 2020.

O documento destaca que o conselho do BCE decidiu lançar um reexame da sua estratégia de política monetária, mas seguirá respeitando seu mandato de manutenção da estabilidade de preços. Atualmente, a meta de inflação do BCE é de perto, porém pouco abaixo de 2%.

“Dado que as nossas economias enfrentam alterações profundas, é oportuno um reexame da estratégia para assegurar que cumprimos o nosso mandato no interesse dos cidadãos europeus”, afirmou a presidente Christine Lagarde.

Dentro da revisão, o conselho do BCE fará um balanço da forma como, ao longo dos anos, a estratégia de política monetária apoiou o cumprimento do mandato do e considerará se algum dos elementos precisa de ajuste.

A formulação quantitativa da estabilidade de preços, assim como as abordagens e os instrumentos para a consecução da estabilidade de preços, terão um papel de destaque no exercício, de acordo com a nota.

O reexame também avaliará o modo como outras considerações, especialmente a estabilidade financeira, o emprego e a sustentabilidade ambiental, podem ser relevantes na execução do mandato do BCE.

Além disso, o Conselho do BCE analisará a eficácia e os potenciais efeitos secundários dos instrumentos de política monetária desenvolvidos ao longo da última década; examinará a forma como as análises econômica e monetária, com base nas quais o BCE avalia os riscos para a estabilidade de preços, devem ser atualizadas, também à luz das tendências atuais e de novas tendências. Por último, analisará as suas práticas de comunicação.

A atual estratégia de política monetária do BCE foi adotada em 1998 e alguns dos seus elementos foram clarificados em 2003.