BC aprova cisão da participação do Itaú Unibanco na XP

Fachada de agência do Itaú. (Foto: Thomas Hobbs/Flickr)

São Paulo – O Banco Central autorizou o Itaú Unibanco a transferir a participação que detém na XP para a XPart, uma nova empresa do grupo econômico Itaú, com sede nos Estados Unidos e não pertencente ao conglomerado bancário.

Sob a operação, a XPart passará a ser parte do acordo de acionistas com a XP, com os mesmos direitos e obrigações atribuídos até então ao Itaú Unibanco, de modo que o conglomerado bancário do Itaú Unibanco deixa de participar da administração da corretora.

A alteração societária desfaz as exigências previstas no Acordo em Controle de Concentração (ACC), que impediam o banco de adquirir o controle da XP no futuro.

“Registra-se que não se verificaram riscos prudenciais ou concorrenciais para o Sistema Financeiro Nacional (SFN) nessa alteração organizacional. Não obstante, é importante ressaltar que o Banco Central do Brasil permanecerá vigilante aos efeitos concorrenciais de movimentações societárias ocorridas nos mercados sob sua supervisão, podendo adotar medidas de ajuste que se façam necessárias à preservação da concorrência”, disse o BC em um comunicado.

Gustavo Nicoletta / Agência CMA (g.nicoletta@cma.com.br)

Copyright 2021 – Grupo CMA