Banco da Inglaterra mantém taxa de juros e sinaliza aperto monetário

437
Foto: Banco da Inglaterra (BoE)

São Paulo – O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) manteve a taxa básica de juros do Reino Unido inalterada em 0,1% e os estoque de compras de ativos em 895 bilhões de libras, afirmando que, se a economia evoluir em linha com o previsto, algum aperto modesto da política monetária é provável ao longo do período de projeção, de três anos.

A decisão do Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) sobre os juros foi unânime, e sobre o programa de compra de ativos foi aprovada por sete votos a favor e um contrário. Michael Saunders votou para reduzir a meta das compras de títulos do governo britânico para 830 bilhões de libras.

O BoE projeta que a inflação acelere temporariamente no curto prazo, para 4% no quarto trimestre de 2021, 1,5 ponto percentual (pp) acima da projeção de maio, em grande parte devido à evolução dos preços da energia e de outros bens, antes de cair para perto da meta de 2% no médio prazo, quando demanda e oferta devem voltar ao equilíbrio em geral.

“A expectativa central do Comitê é que as atuais elevadas pressões de custos globais e domésticos se mostrem transitórias”, diz o banco, acrescentando esperar um período mais pronunciado de inflação acima da meta no curto prazo do que o esperado no relatório de maio.

Com relação à atividade econômica, a previsão do BoE é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido tenha aumentado 5% no segundo trimestre de 2021, cresça cerca de 3% no terceiro trimestre, mais fraco do que previsto anteriormente, e atinja seu nível pré-pandêmico no quarto trimestre.

“Apesar da disseminação da variante Delta, o impacto da covid-19 na economia do Reino Unido diminui ainda mais com o tempo”, diz o banco, citando avanços nos programas de vacinação e a retirada da maioria das restrições domésticas restantes.

O Comitê disse ainda que irá acompanhar de perto os dados recebidos, e que não pretende apertar a política monetária até que haja evidências claras de que um progresso significativo na eliminação da capacidade ociosa e no alcance da meta de inflação de 2% de forma sustentável.

“O Comitê avalia que, caso a economia evolua amplamente em linha com as projeções centrais do Relatório de Política Monetária de agosto, é provável que algum aperto modesto da política monetária ao longo do período de projeção seja consistente com o cumprimento da meta de inflação de forma sustentável no médio prazo”, diz o BoE.

“Nessa reunião, o Comitê avaliou que a atual postura de política monetária permanecia adequada”, concluiu.