Johnson ativa a fase final da desaceleração da pandemia na Inglaterra

381
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson / Foto: Pippa Fowles / No 10 Downing Street

São Paulo – O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deu luz verde para a quarta e última fase do plano para diminuir as restrições ao novo coronavírus na Inglaterra, que será implementado no próximo dia 19.

“Agora é a hora certa, embora seja absolutamente vital ser cauteloso porque a pandemia ainda não acabou”, disse ele em entrevista coletiva.

Na segunda-feira passada, Johnson anunciou uma série de medidas de relaxamento de restrições, incluindo o fim de limites para o contato social a partir do dia 19 e a reabertura de todos os negócios. Isso significa que boates e outros locais de diversão noturna terão permissão para reabrir este mês, e não haverá limite de quantas pessoas podem se reunir.

Atualmente, apenas 30 pessoas podem se reunir ao ar livre, enquanto seis pessoas ou duas famílias podem se reunir dentro de casa.

Na ocasião, o primeiro-ministro britânico disse que os planos do governo de permitir que os eventos ocorram não envolverão o uso de passaportes de covid-19 a menos que as empresas tomem a decisão de implementá-lo por si mesmas.

A exigência legal de usar máscaras faciais será removida a partir do dia 19 e, em vez disso, as pessoas serão orientadas a exercer responsabilidade pessoal e fazer a escolha por si mesmas. A orientação para que as pessoas trabalhem em casa sempre que possível também será descartada nesta data.

Na época, Johnson disse ainda que o auto-isolamento continuará, mas as pessoas totalmente vacinadas estarão isentas se um teste de contato for positivo. Sobre a abertura total das escolas, ele afirmou que haverá uma abordagem diferente para surtos em breve – incluindo o afastamento das bolhas e que os testes, em vez das bolhas, são o caminho a seguir.