Banco Central da Austrália mantém taxa de juros em 4,1%

497
Foto: Adrian van Leen / freeimages.com

O Reserve Bank of Australia (RBA, o banco central australiano) decidiu manter a taxa de juros em 4,1%. O anúncio foi feito hoje (1) mais cedo, depois da reunião dos dirigentes da instituição.

“Diante da incerteza em torno das perspectivas econômicas, o Conselho novamente decidiu manter as taxas de juros estáveis neste mês. Isso proporcionará mais tempo para avaliar o impacto do aumento das taxas de juros até o momento e as perspectivas econômicas”, afirma o governador do banco, Philip Lowe.

A inflação australiana está em torno de 6% ao ano e, embora esteja em ritmo de queda, ainda se mantém alta e longe da meta de 2% a 3%.

O governador disse ainda que a economia do país está em um ritmo mais lento e o consumo das famílias está mais devagar. “A previsão central é de crescimento do PIB em torno de 1,75% em 2024 e um pouco acima de 2% no ano seguinte”.

Lowe não descartou mais aumentos nas taxas, “mas isso dependerá dos dados e da evolução da avaliação dos riscos”.

“Os efeitos de base se tornarão muito menos úteis após o lançamento da inflação de julho no final deste mês, e a leitura de julho também incorporará aumentos substanciais nas tarifas de eletricidade, o que significa que a inflação pode recuar mais nas leituras de julho e agosto”, afirma Robert Carnell, chefe de pesquisa da região da Ásia-Pacífico da ING.

“Isso coloca um aumento de taxa de setembro firmemente no quadro e possivelmente deixa a porta aberta para um novo aumento antes que os efeitos de base se tornem mais úteis mais uma vez – sem choques sazonais na cadeia de suprimentos, o que é mais difícil de dar como certo nestes climas alterados vezes”. continua.