Bradesco reforça segurança em transações via Pix com auxílio de inteligência artificial

906
Foto: Divulgação/Bradesco.

São Paulo – O Bradesco disponibilizou uma nova funcionalidade no seu sistema de inteligência artificial BIA, com o objetivo de prevenir golpes e fraudes via Pix. Caso uma transação Pix fique retida para análise de segurança, a BIA contata o cliente por WhatsApp para confirmar a operação. Se o correntista reconhecer a transação, ela é liberada em instantes. Caso desconheça, o Pix é cancelado.

Este mesmo modelo de prevenção já é utilizado, desde abril do ano passado, na confirmação de gastos com cartão de crédito. A estimativa do banco é que mais de R$ 96 milhões em fraudes foram evitadas pela BIA, que utiliza uma conta oficial no WhatsApp com selo de verificação.

Segundo o Diretor de Segurança Corporativa do Bradesco, José Gomes Fernandes, o banco conta com robustos motores de segurança para analisar as transações. Antes da confirmação com os clientes, avaliamos diversas variáveis que vão desde o histórico e perfil do cliente, valor da transação, até a conta do beneficiado, aponta. A BIA se mostrou uma ferramenta fundamental em transações de segurança, completa.

Lançada em 2016, a BIA soma mais de 2 bilhões de interações com clientes. A Inteligência Artificial também atua em demandas de atendimento como consulta de saldo e extrato, envio de comprovantes de transações Pix no WhatsApp, Informe de Rendimento entre outros serviços.