Ampio anuncia resultados positivos para tratamento contra covid-19

223
Profissionais de saúde em frente a um hospital do Queens, nos Estados Unidos / Foto: ONU

São Paulo — A farmacêutica norte-americana Ampio Pharmaceuticals Inc. afirma ter alcançado resultados positivos no início dos testes clínicos para o tratamento intravenoso com o medicamento Ampion para pacientes com covid-19.

“Acreditamos que o Ampion pode ser eficaz para interromper a cascata inflamatória associada ao covid-19 e melhorar o curso clínico e o resultado em pacientes tratados com Ampion”, afirma a emrpesa em nota à imprensa.

O ensaio de Fase I foi um estudo randomizado e controlado de adultos hospitalizados, com covid-19 confirmado positivo pelo teste de PCR e recebendo oxigênio suplementar. Os pacientes foram separados em dois grupos: um recebeu o tratamento por Ampion e outro foi tratado de forma padrão com terapias antivirais, como Remdesivir ou plasma convalescente, ambos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA, a organização correspondente à Anvisa nos Estasdos Unidos) sob autorização de uso de emergência como padrão de atendimento.

A maioria dos pacientes do grupo de controle recebeu tratamento antiviral com Remdesivir, enquanto nenhum paciente do grupo do Ampion recebeu essa terapia antiviral.

A Ampio disse que o estudo atingiu seu objetivo primário para a segurança e tolerabilidade do tratamento com o Ampion, sem diferença notável na incidência, frequência e gravidade dos eventos adversos entre o Ampion e o padrão de tratamento. “Todos os pacientes tratados com Ampion melhoraram após o tratamento”, afirma a companhia.

A empresa disse que os pacientes serão acompanhados nos próximos meses para concluir as avaliações de parâmetros de segurança para o ensaio clínico de Fase 1. Os resultados de segurança e eficácia serão submetidos a uma revista científica revisada por pares e fornecerão a base para a realização de um ensaio de Fase dois e três com o Ampion.