AMERICANAS: Caso evidencia importância de fundos com portfólios de imóveis bem diversificados, diz XP

672

São Paulo – A XP Investimentos divulgou relatório sobre os possíveis impactos nos FII, os fundos de Investimentos Imobiliários, além de mapear os possíveis caminhos jurídicos referente aos aluguéis.

Frisamos mais uma vez a importância de ter fundos com portfólios de imóveis bem diversificados, pensando principalmente em mitigar acontecimentos como esse e impactos maiores”, diz relatório.

O instrumento da recuperação judicial serve para que a empresa consiga suspender o pagamento de suas dívidas e possivelmente se reestruturar. Neste contexto, pagamentos de custos operacionais como salários e aluguéis a princípio não deveriam ser afetados.

A XP lembra, ainda, que no âmbito dos Fundos imobiliários, a Americanas é inquilina tanto de galpões logísticos como de shoppings center, ainda que cada fundo possua uma exposição diferente da sua receita.

Foram analisados potenciais impactos desse Pedido de Recuperação Judicial para os fundos.De acordo com os especialistas XP, se os fundamentos do imóvel e da região se mantém, muito possivelmente essa volatilidade possa ser algo mais pontual, não refletindo na necessidade em se desfazer de cotas do fundo a preços abaixo do justo.

Além disso, eles reiteram, ainda existem etapas para uma eventual desocupação por parte da Americanas, para que eventualmente concretize uma eventual vacância.