AIE confirma nova liberação de reservas de petróleo

697
Foto: Troy Stoi/ freeimages.com

São Paulo – Os 31 países membros da Agência Internacional de Energia (AIE) concordaram nesta sexta-feira (1) com uma nova liberação de petróleo das reservas de emergência em resposta à turbulência do mercado causada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
O acordo segue a ação anterior dos países membros da AIE, anunciada no mês passado, com a qual se comprometeram um total de 62,7 milhões de barris. A entidade diz que detalhes sobre essa liberação serão tornados públicos apenas no início da próxima semana.
“Os ministros da AIE reiteraram suas preocupações sobre os impactos na segurança energética das ações flagrantes da Rússia e manifestaram apoio às sanções impostas pela comunidade internacional em resposta”, diz o comunicado da agência.
A perspectiva de problemas em larga escala na produção de petróleo russa ameaça criar um “choque global na oferta de petróleo”, diz a AIE. “A Rússia desempenha um papel descomunal nos mercados globais de energia”, continua.
A AIE lembra que seus estoques emergenciais totalizam 1,5 bilhão de barris, somando todos os membros. O novo acordo representa a quinta vez que a AIE libera estoques de emergência, com ações anteriores em 1991, 2005, 2011 e em 1 de março de 2022.
“A Secretaria da AIE continuará a monitorar de perto os mercados globais de petróleo e gás”, finaliza o comunicado.