Ações da Petrobras caem com rumores sobre troca de comando

608
O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

São Paulo – As ações da Petrobras fecharam em queda nesta quinta-feira com rumores sobre uma possível troca de comando da companhia. Ao fim dos negócios, os papéis PETR3 e PETR4 caíam 2,75% e 2,56%. Mesmo com a participação de mais de 10% dos papéis da estatal no índice, o Ibovespa fechou em alta de 1,76%, atingindo 113.076 pontos.
Segundo a Ativa Investimentos, a Petrobras operava no vermelho na tarde desta quinta-feira, em meio às pressões políticas recentes, citando que o presidente Jair Bolsonaro disse que a demissão de Silva e Luna é uma “possibilidade”, mas que já foi demovido de realizar essa mudança, disse em entrevista nesta 4 feira (16/3) à TV Ponta Negra, o que, na visão dos analistas. “A declaração evidencia maiores atritos entre o executivo e a gerência da companhia, o que é negativo para PETR4. Ainda que a paridade esteja sendo feita de maneira espaçada, atual diretoria vem mantendo rigor técnico e saneando financeiramente a companhia”, disse a Ativa, em nota.
O general Joaquim da Silva e Luna, por sua vez, que tem mandato na presidência da estatal até 2023, afirma que não vai pedir demissão.
Na semana passada, o governo indicou o nome de Rodolfo Landim, que já atuou por 26 anos na Petrobras e é o atual presidente do Flamengo e próximo de Bolsonaro, para concorrer à presidência do Conselho de Administração da companhia, e mais sete nomes ao órgão, cuja eleição ocorrerá na Assembleia Geral Ordinária de 13 de abril de 2022.