“Não é alternativa não fechar com FMI”, diz porta-voz do governo argentino

831
O presidente da Argentina, Alberto Fernández / Foto: Casa Rosada

Buenos Aires – A porta-voz da presidência da Argentina, Gabriela Cerruti, reiterou que o governo não pensa em alternativa que não contemple um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e negou que a alta do dólar blue marca a realidade macroeconômica argentina.

Cerruti insistiu que o governo argentino busca uma “negociação justa e equitativa” com o FMI e que eles esperam que a agência avalie os encargos da dívida e um fundo de resiliência.

Além disso, ela afirmou que “o dólar blue é administrado com regras e expectativas diferentes da macroeconomia” argentina, lembrando os bons indicadores de consumo e emprego, em entrevista de rádio.

No que diz respeito às eleições legislativas de 14 de novembro, a porta-voz lembrou que população deve comparecer para votar, em face de menos protocolos sanitários e queda de casos de covid-19, acrescentando que “o maior dado que temos sobre as PASO (Primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias) é a enorme quantidade de pessoas que não foram votar”.

Tradução: Cristiana Euclydes