Trump está insatisfeito com avanço em negociação com China

594

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que Pequim não fez concessões suficientes como parte das negociações comerciais, e afirmou que está considerando isentar a Apple da próxima rodada de tarifas à China.

“A China quer muito mais fazer um acordo comercial do que eu”, disse Trump ontem a repórteres, ao visitar uma fábrica de computadores da Apple em Austin, no Texas. “Eu não acho que eles estão avançando para o nível que eu quero”, acrescentou.

Ao ser questionado se a Apple ficará isenta da próxima rodada de tarifas à China, Trump disse: “Estamos olhando para isso. Samsung é uma grande companhia, mas é competidora da Apple e não é justo, porque temos um acordo comercial com a Coreia do Sul. Mas temos que tratar a Apple de maneira semelhante à da Samsung”.

Trump afirmou ainda que quer ver a Apple construindo mais fábricas nos Estados Unidos. O presidente norte-americano visitou a fábrica no Texas ao lado do executivo-chefe da Apple, Tim Cook. Ele agradeceu a Trump pelo apoio e disse ter anunciado de manhã um investimento de US$ 1 bilhão em instalações em Boston.

Cristiana Euclydes / Agência CMA