TRF4 remete inquérito sobre Belo Monte envolvendo Lula para Brasília

916

Por Leandro Tavares

São Paulo – O Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4) remeteu o inquérito que investiga a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suposta fraude no processo de contratação da construção da usina hidrelétrica Belo Monte da 13a Vara Federal de Curitiba para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Para o desembargador federal João Pedro Gebran Neto, responsável pela Operação Lava Jato no TRF4, a Eletrobras e Norte Energia, consórcio responsável pela construção da usina, tem endereço em Brasília, enquanto a hidrelétrica está localizada no Pará.

O magistrado ressaltou ainda que inexiste qualquer elo entre a Petrobras e a Belo Monte, exceto pela prática de crimes da mesma espécie e pela participação, em alguma medida, de personagens comuns, devendo os atos do inquérito ser dirigidos pela Justiça Federal do Distrito Federal.

Além do ex-presidente, a defesa do senador Edison Lobão, ex-ministro de Minas e Energia, também queria que o processo fosse para a Justiça Eleitoral.