Vice do Fed apoia redução de compras de ativos ainda este ano

347
Edifício do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) / Foto: Fed

São Paulo – O vice-presidente do Federal Reserve (Fed), Richard Clarida, apoiou o início da redução nas compras de títulos ainda este ano, reforçando o discurso feito mais cedo pelo chefe do banco central norte-americano, Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole.

Em entrevista à CNBC, Clarida disse que espera que a tendência de ganhos de empregos robustos continue. “Se isso acontecer, eu também apoiaria o início da redução no ritmo de nossas compras ainda este ano”, afirmou ele.

Em julho, a economia dos Estados Unidos criou 943 mil postos de trabalho e a taxa de desemprego caiu para 5,4%, de 5,9% em junho – quando 938 mil postos de trabalho foram abertos.

O número dois do Fed disse que não seria necessário o forte ritmo de 800 mil empregos por mês para que o Fed atingisse seu padrão de progresso substancial para o mercado de trabalho. “Não acho que seja preciso 800 mil por mês, mas ganhos robustos”, disse Clarida.

Falando no simpósio de Jackson Hole, Powell afirmou que a redução das compras de ativos pode acontecer ainda este ano caso as condições econômicas continuem evoluindo como o esperado.

Desde março do ano passado, o Fed vem mantendo a taxa de juros perto de zero e conduzindo compras de ativos, hoje no ritmo de US$ 120 bilhões ao mês, para apoiar a economia norte-americana a atravessar a crise provocada pela pandemia de covid-19.