Venda de aços planos sobe 3,1% em maio, para 312 mil toneladas

537

São Paulo, SP – As vendas de aços planos subiram 3,1% em maio em relação a abril, ficando em 312 mil toneladas, segundo dados do Instituto Nacional dos Distribuidores de
Aço (Inda). Na comparação anual, houve queda de 2,6%, quando foram vendidas 320,3 mil toneladas.

No mês passado, as compras de aços planos cresceram 46,6%, em comparação a abril, para 366,7 mil toneladas. Com relação a maio do ano passado, em que foram compradas 345,6 mil toneladas, as aquisições aumentaram 6,1%.

O presidente executivo do Inda, Carlos Jorge Loureiro, disse, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (21), que os setores mais aquecidos são os de energia eólica e máquinas e equipamentos ligados à agricultura.

Segundo Loureiro, a importação está contida, o que não deve gerar aumento de preços, e a evolução do dólar e a eleição devem ser fatores que podem impactar nos preços do aço.

As importações avançaram 28,1% em relação a abril, com volume de 140,6 mil toneladas.
Ante o mesmo mês do ano passado, houve recuo de 25,6% nos embarques.

Em maio, os estoques aumentaram 7,6% perante abril, atingindo o montante de 776,4 mil
toneladas. O giro dos estoques fechou em 2,5 meses.

O presidente da Inda afirmou ainda que não há falta de demanda, mas a perspectiva de recessão mundial em 2023 deve gerar consumo menor de aço e as usinas devem voltar a preços mais normalizados. “Bobina quente a US$ 1.500 não é um preço normal”, comentou.

Para o mês de junho, a expectativa do Inda é de que tanto a compra quanto a venda tenham queda de 10% e 5%, respectivamente, em relação a maio.