Venda consolidada do Carrefour Brasil sobe 2,5% e soma R$ 27,8 bilhões no primeiro trimestre

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Foto divulgação: Carrefour

São Paulo – O Grupo Carrefour Brasil registrou vendas consolidadas brutas de R$ 27,8 bilhões no primeiro trimestre deste ano (1T24), sem gasolina, envolvendo as marcas Atacadão, Carrefour, Sam’s Club e Banco Carrefour, alta de 2,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No conceito mesmas lojas (LfL), as vendas do grupo Carrefour cresceram 1,2% na comparação anual. A companhia atribuiu o resultado à inflação alimentar dos últimos 12 meses, que encerrou o trimestre em 2,5% na comparação ano contra ano, segundo o IBGE, levando à recuperação dos preços e melhor dinâmica de volume com clientes B2B, que retornaram a um padrão de compra mais normalizado.

O GMV do E-commerce totalizou R$ 2,4 bilhões, alta de 52% na comparação anual, correspondente a 9% das vendas do grupo, impulsionado por um forte crescimento nas vendas 1P alimentar (+117,5% a/a) que atingiu R$ 1,2 bilhão no trimestre.

Por divisão, o Atacadão registrou vendas de R$ 19,3 bilhões, alta de 6,6% na comparação anual, representando 69% das vendas do grupo. No conceito mesmas lojas (LfL), as vendas da rede de atacarejo cresceram 1,8% na comparação anual, com 366 lojas. O desempenho das vendas do segmento Cash& Carry foi impulsionado pelo crescimento das vendas LfL de +1,8% a/a e pelo crescimento de +4,5% da expansão do Atacadão, com mais 20 novas lojas C&C nos últimos 12 meses. Como subconjunto do desempenho LfL, as antigas lojas do Grupo BIG convertidas em Atacadão, que respondem por 10,5% das vendas do segmento, apresentaram sólido crescimento LfL de +20,9% durante o trimestre, com maturação conforme esperado”, disse a empresa, em sua prévia operacional.

“Nossas vendas no trimestre refletiram uma melhora na dinâmica de volume, especialmente do B2B, cujo volume se recuperou diante de um ambiente inflacionário mais normal. O tráfego B2C nas nossas lojas também aumentou, beneficiando da adição de serviços focados nesse cliente (padaria, açougue e fatiados) em 58 das nossas lojas (vs. 19 em Dez-23).”

A empresa disse que o plano é continuar a implementar esses serviços em aproximadamente 120 lojas até o final do ano. “As lojas com serviços superaram o desempenho médio do portfólio em aproximadamente +120 bps em termos de crescimento LfL no trimestre. As vendas via canal digital representaram 5,9% das vendas do Atacadão no 1T 24, um aumento significativo de penetração em relação ao ano passado (2,7% no 1T 23).”

No 1T24, a companhia inaugurou 5 novas lojas Cash & Carry, 4 lojas convertidas de hipermercados Carrefour e 1 loja convertida de supermercado Bompreço. “Esperamos abrir de 10 a 12 novas lojas Atacadão em 2024 (todas conversões do Varejo)”, informou.

As lojas Carrefour, as vendas tiveram baixa de 10,7% na mesma base de comparação e somaram R$ 6,9 bilhões (25% do total). No conceito mesmas lojas (LfL), as vendas da rede caíram 1,5% na comparação anual, com 123 hipermercados. O desempenho é explicado por “uma redução de 24% na área de vendas, com 25 lojas de varejo convertidas em lojas Atacadão e 140 lojas de varejo fechadas nos últimos 12 meses, e um LfL de -1,5% (-1,4% ex-gasolina), uma combinação de -3,3% LfL para produtos alimentares e 2,4% LfL para produtos não alimentares.”

Ao final do trimestre, o grupo fechou 123 lojas Carrefour (16 hipermercados e 107 supermercados) como parte do ajuste de portfólio anunciado e concluiu a conversão de 5 lojas (4 hipermercados + 1 Bompreço) em lojas Atacadão. Outras 9 lojas estão em obras de conversão.

O Sam’s Club, com 51 lojas, vendeu R$ 1,6 bilhão no 1T24, crescimento total de 21,5% em relação ao mesmo intervalo de 2023 e avanço de 6,9% no LfL. O número de membros cresceu 34% na comparação anual. “Os esforços para expandir a base de membros ativos, em vigor desde o 2S22, produziram um crescimento anual de 33,5% no número de membros ativos em março. A marca própria ganhou relevância em termos de penetração de vendas no trimestre, apresentando crescimento anual de 260 bps, atingindo 20,4% das vendas”, explicou.

O faturamento total do banco Carrefour no trimestre foi de R$ 15,9 bilhões, 15,6% superior ao visto no mesmo período do ano passado, impulsionado pelo crescimento de 20,1% no faturamento do cartão Atacadão e de 8,4% no faturamento do cartão Carrefour. “A maturação do recém-lançado cartão de crédito Sams Club continuou em ritmo acelerado e atingiu R$ 440 milhões em faturamento no trimestre, alta de 192,6% na comparação anual. A carteira de crédito total atingiu R$ 25 bilhões, avanço de 22,3% em relação ao 1T23, refletindo nossa capacidade de captar novos clientes em lojas recentemente convertidas.”