Vejo apenas um corte de juros, somente no final do ano, diz Bostic

117
O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, discursa no Center for American Program (CAP) / Foto: CAP

O presidente do Fed Atlanta, Raphael Bostic, em um evento hoje (3) mais cedo, disse que a economia norte-americana ainda está aquecida, e que vê apenas um corte nos juros no final do ano.

“Todos estavam esperando que a economia desacelerasse em um ritmo mais rápido. Se houver algum enfraquecimento, é em um nível muito incremental. No longo prazo, a economia precisa desacelerar para atingir a meta de inflação, e penso em apenas um corte de juros este ano”, afirmou.

Mas, como ele e outros membros do banco costumam dizer, prefere esperar ter acesso a mais informações para poder tomar decisões mais concretas. “Se a economia evoluir como espero, acho que será apropriado começar a cortar no quarto trimestre”.

Ele acredita que a inflação deverá chegar à meta do Fed apenas em 2026. “Existem algumas medidas secundárias nos números da inflação que me preocupam que as coisas se movam ainda mais devagar. Não estou com pressa para tentar interromper a dinâmica da economia enquanto a inflação estiver se movendo em direção à meta”.

Para ele, entre essas medidas estão os bens que fazem parte do índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos. “A porcentagem desses bens que está crescendo acima de 3% e até 5%; esses são muito mais altos agora do que antes e estão começando a voltar ao que vimos no período de alta inflação. Eles estão se afastando do que gostaríamos de ver, então preciso ter certeza de que não estão escondendo alguma pressão de alta nos preços antes de querer mover nossa taxa de política”, conclui.