Valor transacionado nos cartões do Itaú sobe 15% no segundo trimestre, com turismo, lazer e transportes

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Fachada de agência do Itaú. (Foto: Thomas Hobbs/Flickr)

São Paulo – O Itaú Unibanco mostrou salto nas transações envolvendo os segmentos de vestuário, turismo, viagens e transportes, mas ainda abaixo dos níveis pré-pandêmicos, segundo o estudo “Análise do Comportamento de Consumo”, apresentado hoje, com dados relativos ao segundo trimestre de 2022 (2T22) com base nas compras com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco.

“O valor transacionado no varejo segue superando os patamares pré-isolamento, com alta de 35% no segundo trimestre de 2022 ante o mesmo período de 2021 e de 28% na quantidade de operações. Na comparação com o mesmo intervalo de 2019, antes da pandemia, o aumento nos gastos foi de 63%. Já em relação ao trimestre anterior (1º de 2022), o montante transacionado subiu 15%”, mostrou o estudo do Itaú.

As compras no varejo físico seguem com maior representatividade: 76% do volume em faturamento no segundo trimestre de 2022, contra 24% do consumo online. No ambiente físico, os gastos apresentaram aumento de 28% no período analisado. Comparando com 2020, o crescimento foi de 88%, e com 2019, de 49%. Já o consumo em compras online avançou 43% no 2º trimestre. Em relação a 2020, a evolução foi de 99%, e ante 2019, de 134%.

Os dados de transações com cartões do Itaú também indicam a consolidação dos meios de pagamento digitais com aumento do número de transações com cartões virtuais e carteiras digitais que superam os três dígitos. No segundo trimestre do ano, o valor transacionado nas carteiras digitais para pagamento por aproximação com o celular teve incremento de 136% na comparação com o mesmo período do ano anterior, e de 142% na quantidade de transações.

Já as compras utilizando cartões virtuais aumentaram mais de três vezes, com crescimento de 312% na quantidade de operações, acompanhado de uma alta de 193% no valor transacionado.

O Pix avança na representatividade entre os meios de pagamento, com uma evolução de 124% no valor transacionado e 305% na quantidade de operações considerando transações realizadas de pessoa física (CPF) para pessoa jurídica (CNPJ). No período, o Pix foi utilizado em 12% dos pagamentos; cartões de crédito representam 76%; e cartões de débito, 12% (no 1º trimestre deste ano, o Pix correspondeu a 11% das movimentações, cartões de crédito a 62% e cartões de débito, 27%).

Setores

No 2T22, o setor que apresentou maior crescimento nas transações dos cartões do Itaú e do sistema Rede foi o Turismo, com elevação de 205% ante o 2T21, seguido por Cultura, Lazer e Esporte (+87%), Locomoção e Transporte (+84%), Educação (+75%), Alimentação e Bebidas (+67%), Postos de Combustível (+66%), Vestuário (+63%), Atacadistas (+58%) e Veículos (+55%).

Em alimentação, o peso da inflação refletiu no maior número de transações nos supermercados. O número de transações realizadas no 2T22 cresceu 25% na comparação com igual período de 2021, mas com queda de 2% no ticket médio. Os gastos com fast foods tiveram alta de 56% no valor transacionado, e de 42% na quantidade de operações. Já os deliveries, muito demandados na pandemia, têm queda de 26% no total gasto e de 44% no número de operações, alcançando números bastante semelhantes aos de 2019.

As despesas com aluguel de automóveis tiveram forte crescimento, com alta de 509% no valor transacionado. A modalidade é bastante utilizada por motoristas de aplicativos os gastos com corridas do tipo aumentaram 89% no período. O valor transacionado em transportes públicos subiu 153% (acompanhado de +112% no número de transações). Já os custos com veículos próprios cresceram 62%, superando os índices pré-pandêmicos.

Em vestuário, o número de transações relacionadas a aluguel de roupas cresceu 161% no trimestre, frente ao mesmo período de 2021. O estudo também mostrou aumento do consumo de câmeras, microfones e outros equipamentos do tipo teve alta de 82% no montante gasto (além de +18% no número de transações) impulsionado pela busca por equipamentos melhores para o home office e para uso por streamers e gamers.

O turismo internacional segue em alta, com a consolidação da volta das viagens para fora do país. O valor transacionado no setor cresceu 287% no intervalo visado pelo estudo, e foi registrado um aumento de 215% na quantidade de operações. Apesar do incremento relevante, o setor ainda não alcançou os montantes de antes da pandemia, mas tem se aproximado e registra avanço constante desde o 1º tri de 2021.Os Estados Unidos seguem sendo o país com mais gastos dos brasileiros, com 26% do total.

A Copa do Mundo também mostrou efeitos nos gastos relacionados ao Qatar, país que sediará o evento. As despesas relacionadas ao destino cresceram impressionantes 2.275%; os setores mais impactados são agências de turismo, com alta de 308% no volume de transações, seguido de passagens aéreas, com +102%.

O levantamento mostrou crescimento no valor transacionado na Páscoa de 48%, Inconfidência Mineira com 40% e queda no dia das Mães de 4% em relação ao mesmo período de 2021.