Vale suspende produção na mina de Totten, em Sudbury, no Canadá

901
Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, Minas Gerais. Foto: Agência Vale

São Paulo – A Vale informou que suspendeu temporariamente a produção na mina de Totten em Sudbury, Ontario, Canadá, após uma uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea ter se desprendido e bloquear acesso à unidade, indisponibilizando o meio de transporte dos empregados.
O incidente ocorreu no último domingo (26), e envolve trinta e nove empregados que estão seguros e se mobilizando para sair da mina subterrânea, segundo a mineradora, que disse que a prioridade número um é resgatar os empregados “de forma segura e rápida” e que está avaliando as medidas necessárias para retomada da produção.
“Os empregados estavam na mina no momento do incidente e imediatamente dirigiram-se às estações de refúgio como parte do procedimento padrão. Temos mantido frequente comunicação com eles desde o ocorrido. Não há relato de ferimentos e eles têm tido acesso a água e comida. A equipe de resgate alcançou os mineradores e iniciou a movimentação via acesso de escadas secundário”, informou a Vale, em comunicado ao mercado.
Nos primeiro semestre de 2021, a mina de Totten produziu 3,6 mil toneladas de níquel.