Vale diz que processo sucessório de presidente está em curso e dentro do prazo

143
Carregamento de caminhões fora de estrada na Mina de Conceição, Itabira (MG), da Vale / Foto: Janaina Duarte

São Paulo, SP – A Vale divulgou um comunicado em resposta às matérias publicadas no jornal Valor Econômico, intituladas “Sucessão na Vale chega ao impasse e mostra conselho rachado” e “Reunião de conselho da Vale para definir presidência termina sem conclusão”, veiculadas no dia 15 de fevereiro.

“A companhia reitera que não houve qualquer decisão tomada por seu Conselho de Administração quanto à eventual renovação do mandato do presidente em exercício, com término previsto em 26 de maio de 2024, ou à realização de processo sucessório, motivo pelo qual a companhia entendeu não ser necessária comunicação ao mercado”, explicou o comunicado.

A nota ressaltou que, conforme esclarecimentos datados de 6 de fevereiro de 2024, a competência para a escolha do presidente da Vale é exclusiva de seu Conselho de Administração, nos termos do Estatuto Social da Companhia, e deve ocorrer em linha com a Política de Sucessão de Presidente da Vale.

“O processo está em curso, em conformidade com as legislações aplicáveis e com as melhores práticas de governança corporativa, presentes no Estatuto Social da companhia. A decisão do Conselho de Administração sobre a renovação do mandato do atual presidente ou a escolha de sucessor poderá ocorrer até o término previsto do mandato em vigor. A divulgação ao mercado ocorrerá uma vez tomada a decisão, observando regiamente as políticas internas e as legislações aplicáveis”, concluiu o comunicado da Vale.