Unimed e Odontoprev mantêm desempenho robusto

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Foto: Marcos Santos/USP Imagens

São Paulo, SP – A Genial Investimentos divulgou hoje uma análise sobre o setor de assistência médica, com destaque para a Unimed, que adicionou 92 mil novos planos (médico + odontológico) em novembro, reflexo, principalmente, do crescimento em planos médicos corporativos, com um aumento de 0,77%, salientando um aumento de 2,25% em para planos odontológicos empresariais.

“As empresas de saúde tiveram em novembro do ano passado um acréscimo de 126 mil novos beneficiários de assistência médica e 259 mil novos beneficiários de assistência odontológica, aumentando 0,18% e 0,63%, respectivamente. Em assistência médica, somente os planos empresariais tiveram adições líquidas positivas (+156 mil), seguindo o padrão do mês anterior”, destacou a Genial.

Os planos de saúde individuais perderam 9 mil beneficiários, enquanto os planos de saúde por adesão perderam mais de 20 mil de vidas, quase triplicando o aumento de perdas visto em outubro. Em planos odontológicos, o mês continuou forte seguindo a tendência dos meses anteriores. Em planos corporativos houve um aumento em mais de 0,74%, chegando a uma adição líquida de 217 mil de beneficiários.

“A dominância da Unimed é clara, com o maior número de beneficiários e maior participação de mercado em todos os tipos de planos médicos. Hapvida e Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) estão consolidadas em segundo número de beneficiários, dado que possuem uma estratégia de investimentos que resultou em um maior crescimento de vidas. Destacamos também o tamanho da Odontoprev no segmento odontológico sendo dominante nos últimos 8 anos, mas perdendo market share, uma vez que operadoras como Hapvida, GNDI e Sul America estão expandindo seus negócios em assistência odontológica”, apontou a análise da Genial.

O destaque negativo de novembro foi o Bradesco Saúde, com adições líquidas negativas de -11 mil. Até o momento do quarto trimestre de 2022, a empresa já perdeu 29 mil de beneficiários, o que contraria o terceiro trimestre de 2022, no qual o Bradesco adicionou 108 mil novas vidas em seu portfólio.

A Genial lembrou que , nos últimos 8 anos, Unimed, Bradesco, Amil e Odontoprev perderam mercado para empresas verticalizadas como GNDI, Hapvida e Prevent Senior.

“De modo geral, o mercado de saúde se tornou muito mais consolidado nos últimos anos com maior disponibilidade de capital para empresas listadas. Acreditamos que M&As no setor desacelerarão após a fusão Hapvida + Grupo NotreDame Intermédica, com efeitos do aumento do custo de capital e do endividamento das empresas”, explicou.

Por fim, a análise destacou o crescimento de market share da Unimed em novembro nos planos de assistência médica total e empresarial, com alta de 89bps e 153 bps, respectivamente, enquanto a participação de mercado da maioria das outras operadoras de saúde permaneceu praticamente estável ou está em declínio. Do lado negativo, a Amil perdeu mercado em planos médicos corporativos empresariais e planos odontológicos por adesão, caindo 109bps e 237bps, respectivamente.

A análise não cita a Rede D’Or São Luiz, mas a corretora mantém a recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 45. No início deste ano, a companhia divulgou o fechamento de um acordo por meio do qual transferirá a gestão de ações representativas de 19,85% do capital votante e total da Qualicorp de sua titularidade para a Prisma Capital.