Tusk, do Conselho Europeu, vê sinais promissores para acordo de Brexit

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Foto: Divulgação/ Conselho Europeu

Por Cristiana Euclydes

São Paulo, 11 de outubro de 2019 – O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, vê sinais promissores de que um acordo sobre o Brexit entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) ainda pode ser alcançado em tempo hábil, mesmo sem uma nova proposta britânica.

“Infelizmente, estamos em uma situação no qual o Reino Unido ainda não apresentou uma proposta realista e viável”, afirmou Tusk, em coletiva de imprensa.

Ele disse que, há uma semana, falou ao premiê britânico, Boris Johnson, que se uma nova proposta não fosse apresentada até hoje, anunciaria publicamente que não há mais chances de um acordo na reunião do Conselho Europeu na semana que vem, nos dias 17 e 18 de outubro. O prazo atual do Brexit é 31 de outubro.

“Porém, ontem quando o taoiseach irlandês [Leo Varadkar] e o primeiro-ministro do Reino Unido se encontraram, eles viram pela primeira vez um caminho para um acordo. Recebi sinais promissores de taoiseach que um acordo ainda é possível”, afirmou Tusk.

“Conversas técnicas estão ocorrendo em Bruxelas enquanto falamos”, acrescentou ele. “Não há garantia de sucesso e o tempo está praticamente acabando, mas mesmo a menor chance deve ser usada. Um Brexit sem acordo nunca será a opção da UE”, concluiu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com