EUA anunciam sanções econômicas à da Turquia

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin. Foto: Stephen Jaffe/ FMI

Por Gustavo Nicoletta

São Paulo, 11 de outubro de 2019 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai publicar um decreto autorizando o Departamento do Tesouro do país a aplicar sanções financeiras a qualquer pessoa associada ao governo da Turquia em retaliação à ofensiva militar turca na Síria, disse o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin.

“O presidente está preocupado com a ofensiva militar”, disse Mnuchin durante uma entrevista coletiva, afirmando que o receio da Casa Branca é de que o ataque turco resulte em perdas de civis e em repressão a minorias. Ele também disse que Trump quer evitar que a Turquia deixe integrantes do Estado Islâmico escaparem no meio do conflito.

“Neste momento não estamos ativando as sanções”, disse Mnuchin, acrescentando que Trump vai assinar o decreto e que o Tesouro vai colocar as instituições financeiras em alerta para potenciais anúncios relacionados às sanções. “Não há sanções neste momento, mas a autoridade será delegada”, afirmou.

A Turquia anunciou em 9 de outubro uma operação militar no nordeste da Síria para, segundo Ancara, expulsar milícias curdas da fronteira sírio-turca e estabelecer uma área segura para a qual milhares de refugiados sírios podem retornar encontrados hoje em território turco.

Os curdos na região são vistos como inimigos pela Turquia, mas lutaram ao lado dos Estados Unidos contra o Estado Islâmico na Síria.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com