Trump sugere suspensão de voos do Brasil por casos de covid-19

1132

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu a suspensão de voos do Brasil e de outros países como um esforço para conter a disseminação do novo coronavírus nos Estados Unidos.

“É algo que estamos avaliando para o futuro. Certamente os voos da América do Sul precisarão passar por algum controle de passageiros e o Brasil fará parte desse processo”, afirmou Trump durante coletiva na Casa Branca.

O número de mortos pela covid-19 no Brasil ultrapassou 4.500 pessoas, com mais de 66 mil casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde.

Trump contou ainda que seu governo está trabalhando junto às companhias aéreas para aplicar testes obrigatórios para detectar a covid-19 naqueles que chegam os Estados Unidos em voos internacionais, com o objetivo de evitar a importação de novos casos da doença.

“Estamos montando um sistema no qual faremos alguns testes. Estamos trabalhando com as companhias aéreas”, disse Trump em uma reunião na Casa Branca com o governador da Flórida, Ron DeSantis, que levantou o problema.

Trump acrescentou que os passageiros podem ser solicitados a passar nos controles de temperatura antes do voo e serem testados para verificar se contraíram a doença causada pelo novo coronavírus.

Atualmente, os Estados Unidos proíbem temporariamente a entrada de viajantes estrangeiros de China, Irã, Reino Unido, Irlanda e do espaço Schengen , que inclui 26 países europeus como França, Alemanha, Itália e Espanha.

Os Estados Unidos têm mais de 1 milhão de casos confirmados de covid-19 e mais de 58 mil mortes causadas pela doença, de acordo com o Centro de Recursos de Coronavírus da Universidade Johns Hopkins.