Trump quer acordo comercial com UE antes de eleições nos EUA

229
Fórum Davos Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Divulgação/ Casa Branca)

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que espera chegar a um acordo comercial com a União Europeia (UE) antes das eleições presidenciais norte-americanas deste ano, em novembro, e afirmou que é mais difícil negociar com os europeus do que com os chineses.

Segundo Trump, em coletiva de imprensa à margem do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, “encontramos vários líderes mundiais, incluindo a presidente da Comissão Europeia, com quem vamos começar a negociar um acordo comercial”. Ele se reuniu ontem com a nova chefe da UE, Ursula von der Leyen.

Trump afirmou que a UE tem barreiras comerciais e muitas tarifas a produtos dos Estados Unidos. “Eles são francamente de muitas formas mais difíceis de fazer negócios do que a China. Digo isso de forma respeitosa, mas é assim. Eles tiraram vantagem por muito tempo, então teremos um acordo”, disse.

“Vamos fazer um acordo ou de outra forma teremos que fazer alguma coisa. Acho que eles farão um acordo”. Trump disse ainda que não há um prazo definido para as negociações, mas que ele espera que os europeus se movam rapidamente. Ao ser questionado se as negociações seriam encerradas antes das eleições, ele disse que sim. “Acho que teremos um acordo antes”, concluiu.