Trump afirma vitória nas eleições presidenciais e Twitter marca publicação

107
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump / Foto: Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ganhou a eleição de 3 de novembro e teve sua mensagem marcada pelo Twitter como uma informação potencialmente enganosa, já que os resultados oficiais estão pendentes, mas a imprensa norte-americana já declarou Joe Biden como o vencedor do pleito.

“Eu ganhei a eleição”, disse ele no Twitter, que marcou a declaração com um aviso em azul dizendo: “Fontes oficiais classificam esta eleição de forma diferente.”

No final de semana, Trump aparentemente reconheceu pela primeira vez que o democrata venceu o pleito. “Ele venceu porque a eleição foi fraudada”, escreveu o presidente norte-americano no Twitter, repetindo alegações infundadas de fraude eleitoral.

Cerca de uma hora depois, ele disse que não estava concedendo a vitória a Biden.

Trump e sua campanha abriram uma série de ações judiciais em estados importantes, mas não forneceram até o momento nenhuma evidência para apoiar as alegações de fraude. A campanha de Trump entrou com vários processos em vários estados, incluindo Pensilvânia, Geórgia, Arizona, Nevada e Michigan, alegando irregularidades na votação.

As principais agências de notícia dos Estados Unidos atribuíram a vitória a Biden, citando suas próprias projeções enquanto os resultados oficiais ainda não foram anunciados. Biden, no entanto, fez um discurso nacional confirmando que se considera o vencedor.