Termina 1º dia de negociações entre Rússia e Ucrânia; avaliação é positiva

548
Marcha pela paz contra a guerra com a Ucrânia em Moscou / Foto de Vladimir Varfolomeev

Terminou o primeiro dia de negociações para um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia, que acontecem na Turquia. A continuação das conversas entre os representantes dos dois países está marcada para amanhã. De ambos os lados, a avaliação do primeiro dia é positiva.
O negociador da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, disse que uma das propostas aceitas é a que haverá um referendo para que os ucranianos possam aprovar o acordo, que será ratificado pelo parlamento do país. Já na questão da Crimeia, os dois países concordaram não usar forças militares enquanto houver as negociações.
A Ucrânia quer garantias de que a Rússia aceitará o status neutro da Ucrânia e que ela poderá ingressar na União Europeia.
Já do lado russo, segundo o negociador Vladímir Medinski, as negociações foram vistas como positivas. Os pleitos ucranianos serão levados ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ele disse também que uma reunião entre os presidentes Volodymyr Zelenksy, da Ucrânia, e Putin, da Rússia, será possível depois que ambos os países acertarem um acordo de paz.
Neste primeiro dia, foi acertado que os ataques russos às cidades de Kiev, capital da Ucrânia, e Chernihiv devem ser suspensos enquanto as negociações avançam.
Outra garantia de segurança pedida pela Ucrânia é que os estados da Otan, como Alemanha, Polônia, Turquia e Canadá, possam ser garantidores da segurança do país contra qualquer agressão.
As negociações a respeito da região da Crimeia levarão 15 anos, e não poderão ser usadas forças militares neste período.