Setor privado dos EUA fecha 123 mil vagas em dez, segundo pesquisa ADP

120
Foto: Casa Branca

São Paulo — O setor privado dos Estados Unidos fechou 123 mil vagas de trabalho em dezembro, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers. Esse é o primeiro declínio no número de vagas desde abril de 2020.

Analistas esperavam a criação de 60 mil vagas. O número de vagas criadas em novembro foi revisado para baixo, de 307 mil para 304 mil.

Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, encerraram 13 mil vagas em agosto. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 37 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, fecharam 147 mil vagas.

Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – encerrou 18 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços fechou 105 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas encerraram 21 mil vagas em agosto, as empresas de extração e mineração não abriram nem fecharam postos de trabalho e o setor de construção abriu 3 mil posições.

“À medida que o impacto da pandemia no mercado de trabalho se intensifica, dezembro registrou a primeira queda desde abril de 2020”, disse Ahu Yildirmaz, vice-presidente e codiretor do Instituto de Pesquisa ADP. “As perdas de empregos foram concentradas principalmente no varejo e lazer e hospitalidade”, completou.