Setor privado dos EUA cria 534 mil vagas em novembro, segundo pesquisa ADP

415
dólares EUA moeda câmbio nota cédula dinheiro
Foto: Tracy Olson / freeimages.com

São Paulo – O setor privado dos Estados Unidos criou 534 mil vagas de trabalho em novembro, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.

Analistas esperavam a criação de 506 mil vagas. O número de vagas criadas em outubro foi revisado para baixo, de 571 mil para 570 mil.

Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, abriram 115 mil vagas em novembro. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 142 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 277 mil vagas.

Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – abriu 110 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 424 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas criaram 50 mil vagas em novembro, as empresas de extração e mineração abriram 7 mil postos de trabalho e o setor de construção abriu 52 mil posições.

“A recuperação do mercado de trabalho continuou superar seus desafios do mês passado”, disse Nela Richardson, economista-chefe da ADP. “Os ganhos de empregos de novembro trazem a média de três meses para 543 mil empregos mensais adicionados, um aumento modesto em relação ao ritmo de empregos no início deste ano”.