Santander compra 80% da consultoria WayCarbon

702
Foto divulgação: Banco Santander

São Paulo – O Santander anunciou hoje um acordo para a compra de 80% da WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono, empresa líder em consultoria ESG (sigla em inglês para meio ambiente, governança e sociedade) sediada no Brasil, por um valor não revelado. A transação deverá ser concluída no segundo trimestre.
“Com clientes em 18 países, a WayCarbon tem assessorado organizações públicas e privadas a realizar as suas transições energéticas há 15 anos. A empresa oferece três serviços principais para ajudar os clientes a desenvolver e implementar estratégias para aumentar sua sustentabilidade: consultoria ESG; software de gestão de estratégias ESG e de risco climático; e originação e comercialização de créditos de carbono.
O acordo ajudará o Santander a avançar em seus próprios objetivos ESG, comprometendo-se com o mercado voluntário de carbono, com programas de reflorestamento e de conservação florestal e com outras formas de comércio de emissões”, disse o banco, em nota.
Para Carlos Aguiar, diretor de Agronegócios do Santander Brasil, a originação e a negociação de créditos de carbono são importantes ferramentas para acelerar tanto o corte quanto a compensação de emissões, da mesma forma que os CBIOs, que são os créditos de descarbonização criados no Brasil para o setor de combustíveis, no âmbito do Renovabio.
O Santander tem o objetivo de mobilizar 120 bilhões de euros em negócios relacionados às finanças verdes entre 2019 e 2025, e 220 bilhões de euros até 2030 como parte de sua agenda sustentável e de seu apoio à transição de seus clientes para uma economia de baixo carbono.
O banco afirma ser carbono neutro em suas próprias operações e espera atingir emissões líquidas zero para todo o grupo até 2050, em apoio aos objetivos do Acordo de Paris em relação às mudanças climáticas, além de alinhar seu portfólio de geração de energia ao acordo até 2030.