Rússia pode desconectar Lituânia do sistema de energia por restrição em Kaliningrado

502
Praça Vermelha, em Moscou / Foto: Yaroslav Ushakov/freeimages.com

O pacote de possíveis respostas à restrição do trânsito de Kaliningrado considera a retirada da Lituânia do sistema comum de fornecimento de eletricidade pela quebra do anel de energia (BRELL), disse Leonid Slutsky, chefe do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma. As informações são da agência de notícias “Interfax”.

Kaliningrado é um enclave russo dentro da Lituânia, e o país havia bloqueado boa parte do trânsito de bens para a região, seguindo as sanções impostas pela União Europeia.

“Vamos considerar a restrição do trânsito para os caminhoneiros lituanos e uma possível ruptura no anel de energia. O projeto, é claro, é muito sensível para a Lituânia, bem como para a Letônia e Estônia”, disse Slutsky no ar do canal de TV “Russia 24” (VGTRK) na quarta-feira.

O anel elétrico da Bielorrússia, Rússia, Estônia, Letônia e Lituânia (BRELL) é um modo sincronizado de operação dos sistemas de energia desses países, estabelecido com base em um acordo datado de 7 de fevereiro de 2001 e nomeado após as primeiras letras dos nomes desses estados.

“Se a Lituânia se comportar de maneira completamente irracional, nos reservamos o direito de considerar a possibilidade de medidas de retaliação”, enfatizou Slutsky.

Mais cedo, Slutsky disse ainda que considera possível impor uma proibição de trânsito aos caminhoneiros lituanos em resposta ao bloqueio lituano da região de Kaliningrado, porém, segundo ele, a Rússia ainda não pretende dar esse passo.