Reino Unido vai deixar de importar petróleo russo até o fim de 2022

408
Foto: Freeimages.com/ Matt Lennon

O secretário do departamento de Energia, Indústria e Negócios Estratégicos do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, publicou em sua conta no Twitter hoje que o Reino Unido vai, aos poucos, deixar de importar petróleo russo até o fim de 2022.
“O Reino Unido eliminará gradualmente a importação de petróleo e derivados russos até o final de 2022. Essa transição dará ao mercado, às empresas e às cadeias de suprimentos tempo mais do que suficiente para substituir as importações russas – que representam 8% da demanda do Reino Unido”, informou.
Kwarteng também disse que as empresas devem usar esse período de transição para não afetar os consumidores. “O governo também trabalhará com as empresas por meio de um novo Grupo de Trabalho sobre Petróleo para apoiá-las a aproveitar esse período na busca de suprimentos alternativos”.
O secretário declarou que o Reino Unido é um produtor significativo de petróleo e derivados, e tem reservas estratégicas. “Além da Rússia, a grande maioria de nossas importações vem de parceiros confiáveis, como Estados Unidos, Holanda e Golfo”.
Ele cita que a Rússia já está sendo banida do comércio internacional. “Quase 70% dele atualmente incapaz de encontrar compradores. Finalmente, embora o Reino Unido não dependa do gás natural russo – 4% do nosso fornecimento – estou explorando opções para acabar completamente com essa dependência”, conclui.