Biden proíbe importação de petróleo russo para os EUA

612
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que não será mais permitido a importação de produtos petrolíferos vindos da Rússia, sua mais nova medida contra as ações do presidente russo, Vladimir Putin, ao invadir a Ucrânia há mais de uma semana.
“Hoje atingiremos a principal fonte econômica da Rússia e proibimos a entrada de qualquer produto petrolífero do país nos portos norte-americanos”, afirmou Biden em anúncio.
“Tomamos essa decisão em coordenação com nossos aliados, principalmente os europeus, mas sabemos que muitos dos países da Europa não poderão nos acompanhar”, explicou Biden. “Podemos fazer isso porque produzimos o suficiente para termos certa autonomia”.
Biden, no entanto, explicou que, apesar da medida infligir dor ao presidente russo, ela também trará consequências para o povo norte-americano. “A decisão deve sim aumentar o valor dos combustíveis que já estão altos”, afirmou ele.
O presidente, porém, destacou que a decisão é apoiada pelos dois principais partidos norte-americanos. “A maioria tem noção de que nesse momento é preciso lutar pela liberdade e que isso tem sim um preço”, afirmou,
Ele disse que está fazendo o “possível para diminuir os impactos nos cidadãos dos Estados Unidos”, citando a liberação de 30 milhões de barris de petróleo que o país e seus aliados devem liberar de suas reservas estratégicas da commodity.
Biden também se defendeu das acusações de diversos oponentes políticos e outras nações de que o governo estaria segurando a capacidade de produção total de petróleo do país. “Isso simplesmente não é verdade. Produzimos mais no primeiro ano do que meu antecessor”, afirmou ele.
Segundo o presidente norte-americano, 90% das fontes de petróleo onshore do país não são de propriedade governamental. “Das 10% restantes, oferecemos 9 mil permissões de uso. É uma escolha das empresas não estar produzindo”, disse ele.
Ele também defendeu seu projeto de renovação energética no país. “Criar leis ambientais mais fracas não irá diminuir os preços da energia para as famílias. Mas criarmos melhores estruturas para energia verde irá”, afirmou.
Segundo ele, a criação de alternativas trará autonomia para o país, diminuindo preços e impedindo que outros países possam controlar a economia norte-americana por meio de sanções ou proibições, como é o caso russo no momento.
Biden repetiu que as sanções são uma medida necessária que está afetando a economia russa. Segundo ele, o rublo já caiu 15% de seu valor. “Também estou mandando US$ 1 bilhão de assistência de segurança para Ucrânia, além de prover assistência humanitária”, disse ele. O presidente também informou que garantiu aos países vizinhos ajuda para receber os refugiados que chegam da Ucrânia.
“Mantemos nosso compromisso de defendermos qualquer aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)”, disse ele.
O presidente encerrou dizendo que muitas nações pediram para que Putin parasse com o conflito e resolvesse a situação por meio da diplomacia. No entanto, com sua insistência, é preciso tomar as medidas severas que estão sendo feitas. “Putin pode tomar uma cidade, mas não terá o país”, encerrou.