Receita de captação da Kroton sobe 19% no terceiro trimestre

Por: Allan Ravagnani

São Paulo – A Kroton Educacional divulgou que a receita de captação e rematrícula de graduação nas instituições de ensino da Kroton aumentaram 19% no terceiro trimestre na comparação anual, sendo 16% no segmento presencial e de 27% no ensino à distância (EAD). O volume de ingressantes aumentou 1,5% (ex-ProUni) a receita de captação aumentou 19%.  

A companhia apontou a estratégia de não dar foco exclusivamente no número de ingressantes, mas no equilíbrio entre volume, ticket e caixa, com uma política de precificação dinâmica que reduziu a concessão de bolsas, descontos e parcelamentos.

No Ensino Presencial, o destaque foi a evolução dos alunos pagantes (ex-FIES e ex-PEP) que contou com aproximadamente 53 mil novos alunos no período (um crescimento de 14,6% face ao obtido no 3T18). Esse também já é o quarto ano consecutivo com alta no volume de alunos captados pagantes.

A captação de alunos PEP, por sua vez, apresentou redução de quase 42% frente ao processo do ano anterior, abrangendo 9,2 mil novos alunos, equivalente a 14% da captação presencial total, um pequeno incremento em relação à captação realizada no início do ano, mas uma importante redução quando comparada à captação de 2018/2.

Além do menor percentual de alunos com parcelamento, verificou-se uma significativa diminuição na participação do PEP30, que saiu de 82% para 40% do total de alunos com parcelamento entre 2018/2 e 2019/2, mantendo a tendência do primeiro ciclo de captação do ano.

Já a captação de alunos FIES continuou muito pouco representativa, seguindo uma tendência a partir das importantes alterações realizadas no programa. Desta forma, no 3T19, apenas 2 mil alunos foram matriculados com o FIES, o que representa somente 3% dos novos ingressantes.

No total, foram admitidos mais de 64 mil alunos de Graduação presencial, considerando alunos pagantes, FIES e PEP, o que representa um crescimento de 1% na comparação com o mesmo período de 2018, mas, como reforçado anteriormente, um aumento de receita de captação total do presencial de 16%.

Ao somar os 66.205 novos alunos admitidos em 2019.2 com os 275.746 alunos rematriculados no período, a base de alunos de Graduação Presencial totalizou 341.951 alunos neste semestre, uma redução de 7,4% comparado à base de 2018.2, decorrente do aumento da evasão registrada no período e, principalmente, do aumento de formaturas de alunos FIES.

EAD

No segmento de Ensino a Distância, somando os 116.048 novos alunos com os 367.077 alunos que se rematricularam no período, a Kroton encerrou o terceiro trimestre com 483.125 alunos, patamar 3,7% abaixo na comparação anual em função do aumento de evasão, que está relacionada à dois principais fatores: a mudança do mix de alunos na base, com maior participação do produto 1oo% online, que possui maior propensão a evadir, e o efeito de captações de anos anteriores com campanhas comerciais mais agressivas, que trouxeram alunos menos engajados e geraram maior evasão nos semestres iniciais.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com