RADAR DO DIA: Mercado cauteloso com brexit e as confusões do PSL

Por: Allan Ravagnani

São Paulo – Hoje o tom das bolsas internacionais é pessimista. A maior parte dos índices mundiais opera no negativo, com investidores cautelosos, esperando a aprovação do acordo do Brexit amanhã, pelo Parlamento Britânico.

Por aqui a crise criada pelo presidente não cessa. Ontem o dia foi caótico em Brasília, em uma crise criada pela própria família presidencial, na qual a oposição só assistiu. “Traição” foi a palavra mais usada entre os pesselistas envolvidos.

O deputado federal Daniel Silveira, do Rio – aquele que quebrou a placa com o nome da vereadora Marielle Franco e tentou invadir o Colégio Pedro II – divulgou o áudio de uma reunião bivarista e gravou o líder do partido na Câmara em surto de ódio:

“Eu vou implodir o presidente, eu mostro a gravação dele. Não tem conversa. Sou o cara mais fiel a esse vagabundo. Andei no sol em 246 cidades gritando o nome desse vagabundo”, disse Delegado Waldir, transtornado com a tentativa de Bolsonaro de retirá-lo da liderança na Câmara.

A briga continuou e sobrou para a deputada Joice Hasselmann, que foi destituída da liderança do governo no Congresso por ter apoiado Waldir na liderança da Câmara. Foi substituída pelo emedebista Eduardo Gomes.

“Sabia que poderia esperar a traição. Nada me abala. Todas as vezes que tentaram puxar meu tapete eu caí para cima. Então esperem”, disse Hasselmann no Twitter.

No decorrer do dia, Luciano Bivar prometeu destituir Flávio Bolsonaro da presidência do PSL no Rio e Eduardo, da presidência do partido em São Paulo.

Depois das derrotas internas, Bolsonaro desistiu de indicar o filho Eduardo para a embaixada nos Estados Unidos. A avaliação é que com a derrota dentro do próprio partido, Eduardo não conseguiria apoio no Senado, informou Guilherme Amado, na “Época”.

Ainda ontem – sim, foi um dia foi longo para o PSL – o filho zero dois, Carlos Bolsonaro, reconheceu que tuíta pelo presidente. Bolsonaro havia tuitado uma mensagem favorável à prisão em segunda instância, que o STF debatia naquele momento. Mais tarde, o tuíte foi apagado.

Carlos Bolsonaro pediu desculpas em sua conta pessoal. “Eu escrevi o tweet sobre segunda instância sem autorização do presidente. Me desculpem a todos! A intenção jamais foi atacar ninguém!”. Não se sabe quem ordenou que a mensagem fosse apagada.

Por fim, ufa, Bivar convocou para hoje uma convenção extraordinária do PSL.

INTERNACIONAL

O primeiro ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar aprovar no Parlamento sua proposta de acordo para deixar a União Europeia. Membros do Partido Trabalhista e do Partido Unionista Democrático (DUP), da Irlanda do Norte, ameaçam vetar. A votação deve ser amanhã.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, encerrou a sessão em que a Corte analisará três ações referentes à possibilidade da prisão em segunda instância, remarcando uma nova sessão para a próxima quarta-feira (23), às 9h.

EMPRESAS

A produção no Brasil e no exterior de óleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural da Petrobras no terceiro trimestre de 2019 alcançou 2,878 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), alta de 14,6% na comparação anual.

A Braskem vai pedir à Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês) a retomada das negociações de suas American Depositary Shares (ADSs), encerrando o processo de deslistagem em curso desde maio deste ano devido à falta de entrega dos formulários F-20 referentes aos exercícios 2017 e 2018.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com