RADAR DO DIA: Mais vacinas nos EUA e PEC Emergencial no Brasil

As bolsas operam em alta no exterior depois de o governo dos Estados Unidos prometer que até maio terá um número suficiente de vacinas contra a covid-19 para imunizar todos os adultos do país. Até então, esperava-se que isso acontecesse somente em julho. A notícia ajudou a deslocar o foco dos investidores para a recuperação da economia mundial, que há mais de um ano sofre os efeitos da pandemia.

A relativa estabilização nas taxas de juros de títulos de dívida soberana também impulsiona o mercado de ações, ao afastar, ainda que temporariamente, eventuais dúvidas dos investidores sobre qual mercado dará um melhor retorno nos próximos meses.

No Brasil, o Senado deve votar a partir das 16h a PEC Emergencial – que abre caminho para o auxílio emergencial e, ao mesmo tempo, facilita a contenção de gastos no setor público. Entre os indicadores, às 9h será divulgado o PIB do quarto trimestre e de 2020. A expectativa do mercado é de que os dados mostrem contração de 4,2% na economia no ano passado, segundo o Termômetro CMA.

Ainda no Senado, o presidente Rodrigo Pacheco(DEM-MG), afirmou que se pronunciará sobre o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a gestão da crise gerada pela pandemia. De acordo com Pacheco, a resposta ao pedido é um direito dos senadores, mas o Brasil precisa, neste momento, que a Casa discuta questões essenciais, como o pagamento do auxílio emergencial e a vacinação.

Ontem, o Brasil registrou 1.726 mortes em 24 horas e bateu novo recorde na pandemia. O total de mortos pelo novo coronavírus no país chegou a 257,5 mil.

Em âmbito corporativo, quatro membros do conselho de administração da Petrobras informaram à estatal que não pretendem ser reconduzidos ao conselho na próxima assembleia geral extraordinária (AGE). São eles João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar
Carneiro da Cunha Sobrinho.

O preço médio de venda de imóveis residências, que acompanha o comportamento em 50 cidades, encerrou fevereiro com alta de 0,26%, segundo o Indice FipeZap. O número foi inferior que a inflação medida pelo Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 0,67% no período.

A Eletrobras informou que o Senado Federal aprovou a Medida Provisória 998, que permite a revisão do preço de contratação da energia a ser gerada pela Usina Termonuclear de Angra 3 (Angra 3) e estabelece um marco legal para diversas questões relacionadas ao empreendimento, dando segurança jurídica para que se possa investir na retomada da usina.

As Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas) informou que o Itaú Unibanco aumentou sua participação acionária na empresa para 5,019%, totalizando 27.496.413 ações.

A Vale informou que recebeu correspondência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da BNDES Participações (BNDESPAR) comunicando sobre a intenção de realização de uma oferta pública de distribuição secundária de debêntures participativas, da espécie subordinada, da sexta emissão da Vale de titularidade do BNDES, da BNDESPAR e da União Federal.