RADAR DO DIA: Juros em alta nos EUA; Petrobras indica seus escolhidos

532

São Paulo – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias começaram o dia estáveis. Ontem, o mercado teve a confirmação de que o Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos) vai continuar elevando os juros nos Estados Unidos e que haverá uma redução do seu balanço patrimonial. Hoje é a vez do Banco Central Europeu revelar o conteúdo da sua ata. Nesta quinta, também sai o número de pedidos de seguro-desemprego nos EUA.
Sobre a Guerra, os Estados Unidos ampliaram as sanções contra a Rússia, proibindo americanos de investirem no país, e congelando ativos do banco público russo que controla um terço dos ativos bancários do país, além de sanções contra o maior banco privado da Rússia.
Por aqui, depois de vários dias de indefinições, o governo indicou José Mauro Coelho para presidir a Petrobras, que já foi secretário do ministério de Minas e Energia. Coelho já defendeu publicamente a política de paridade de preços, origem da crise entre o presidente Jair Bolsonaro e o comando da estatal. Para chefiar o conselho, foi indicado Marcio Weber, que já integra órgão. Os nomes devem ser ratificados no próximo dia 13.
No setor corporativo, a Eneva informou que o encerramento do seu Programa de Recompra de Ações resultou na compra de 5.589.000,00 ações ordinárias por sua controlada Parnaíba II Geração de Energia, desde a aprovação do programa até 22 de dezembro de 2021.
A CPFL Energia informou que sua controlada CPFL Comercialização de Energia Cone Sul adquiriu, da Eletrobras, 3.095.570 ações ordinárias e 109.251 ações preferenciais da Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-T), representativas de 32,56% e 72,08% do total de papéis de cada tipo, pelo preço unitário de R$ 349,29, totalizando o valor de R$ 1,1 bilhão.
O Ministério de Minas e Energia anunciou o fim da bandeira de escassez hídrica para 15 de abril, ou seja, a partir do dia 16, a bandeira será verde para todos os consumidores de energia a partir do dia 16 de abril. Segundo informações da pasta, com a alteração, a conta deve ter redução de de cerca de 20% a partir do próximo mês.
A Raízen, joint venture entre Cosan e Shell, anunciou que seu conselho de administração aprovou a eleição de Carlos Alberto Bezerra de Moura, que deixa o cargo de CFO da BRF, para substituir Guilherme José de Vasconcelos Cerqueira a partir de 1 de junho, na posição de diretor financeiro e de Relações com Investidores.
A Brasilprev, divisão de previdência privada aberta da BB Seguros, controlada da BB Seguridade, anuncia Daniel Beneton para o cargo de Diretor de Planejamento e Controle, em substituição de Nelson Katz, que desde 1 de março passou a atuar como diretor de Operações (COO) de uma das acionistas da Brasilprev, o Principal Financial Group.