RADAR DO DIA: Endividamento dos EUA; IGP-M recua 1,84%

589
Notas de dólar // Créditos: Pexels/Karolina Grabowska

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos abriram em alta e as bolsas europeias em instabilidade. O mercado continua de olho nas negociações sobre o aumento de endividamento dos Estados Unidos, que pode virar devedor a partir do próximo dia 5, caso um acordo não seja fechado.

O acordo sobre o teto da dívida, finalizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o líder da Câmara, Kevin McCarthy, no domingo (28), suspenderia o limite de endividamento por dois anos e controlaria os gastos do governo durante esse período. Os gastos com prioridades domésticas defendidas pelos democratas seriam reduzidos, enquanto os gastos militares aumentariam cerca de 3%.

A semana trará três importantes relatórios sobre emprego nos EUA: payroll, pesquisa ADP e o relatório Jolts. Os números devem mostrar se a política de aumento dos juros patrocinada pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) está surtindo efeito no mercado de trabalho.

Analistas acreditam que o Fed pode parar a atual escalada dos juros na próxima reunião, em 14 de junho. Mas ainda é difícil cravar quando a taxa começará a cair. A previsão é que isso deve acontecer apenas no quarto trimestre ou, até mesmo, só em 2024.

Por aqui, além da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, na quinta-feira (1), a semana também trará os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Hoje pela manhã foi divulgado o Indice Geral de Preços Mercado (IGP-M), que recuou 1,84% em maio, após queda de 0,95% no mês anterior. Com este resultado, o índice acumula taxa de -2,58% no ano e de -4,47% em 12 meses.

Em maio de 2022, o índice havia subido 0,52% e acumulava alta de 10,72% em 12 meses. De acordo com o Termômetro CMA, a expectativa era de queda de 1,77% em maio e baixa de 4,39% em 12 meses.

Em Brasília, a expectativa é para a tramitação do projeto do novo arcabouço fiscal, aprovado na semana passada pela Câmara do Deputados, no Senado. O texto deve ser analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de ir a Plenário.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ainda não anunciou a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP 93/2023), mas há consenso de que será necessário um olhar técnico sobre a matéria. O senador Jacques Wagner (PT-BA) disse que o projeto pode passar também pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e que a relatoria deve ficar com o Partido Social Democrático (PSD).

No setor corporativo, o Itaú Unibanco informou ontem (29) que recebeu em 26 de maio de 2023 a última autorização regulatória pendente para aumentar sua participação no Banco Itaú Chile e, portanto, seguirá com a oferta pública voluntária planejada para a aquisição, pelo Itaú Unibanco ou por suas afiliadas, de até a totalidade das ações de emissão do Itaú Chile em circulação, incluindo aquelas na forma de American Depositary Shares (ADSs).

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou ontem (29), que passará a atuar junto a instituições de mercado, com objetivo de estruturar potencial oferta pública de distribuição primária e/ou secundária de ações ordinárias ou certificados de depósito de ações (units) de sua emissão, no âmbito do processo de transformação em sociedade com capital disperso e sem acionista controlador.

O Ministério de Minas e Energia publicou, nesta segunda-feira, o Boletim Mensal de Energia, referente ao mês de fevereiro, que destaca o aumento do intercâmbio de energia elétrica no início do ano, atingindo cerca de 1.440 MW médios de exportação líquida para a Argentina e Uruguai.

O conselho de administração da Eletrobras elegeu Juliano de Carvalho Dantas como Vice-Presidente de Inovação, P&D, Digital e TI da companhia.

A Arezzo, em assembleia extraordinária realizada nesta segunda-feira, aprovou a incorporação de ações da Calçados Vicenza pela companhia.

O Banco do Brasil lançou seu primeiro edital de leilão de imóveis rurais com possibilidade de pagamento parcial ou integralmente em créditos de carbono, modalidade inédita no país. A fase para lances já está aberta, e a sessão de disputa será on-line, às 14h do dia 7 de junho, marcando a Semana Mundial do Meio Ambiente.