RADAR DO DIA: Emprego nos EUA; Reforma tributária na Câmara

842
Foto: freeimages.com / Carlos Chavez

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em queda. Após a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), ontem, a quinta-feira será marcada pelos números do emprego nos EUA.

O relatório Jolts, a pesquisa ADP e os pedidos de seguro-desemprego semanal mostrarão como anda o mercado de trabalho no país, e devem ajudar na decisão do Fed sobre os juros, em seu próximo encontro, em 27 de julho. Amanhã será a vez do relatório de emprego (payroll). Em maio, o payroll subiu 0,3 ponto percentual, um crescimento no número de desempregados de 440 mil. Atualmente, a taxa de desemprego nos EUA é de 3,7%.

Ontem, a ata do Fed apontou que efeitos totais do aperto monetário provavelmente ainda não foram observados, embora vários membros tenham destacado a possibilidade de que grande parte do efeito do aperto da política monetária passada possa já ter sido percebido.

No mês passado, o Fomc decidiu por uma pausa no aumento de juros na reunião de junho em meio aos temores de uma desaceleração econômica. Os membros afirmam que essa breve pausa daria tempo para avaliar os impactos dos aumentos. Em resumo, a já precificada alta dos juros em julho e setembro, ambas de 0,25 ponto percentual, deve mesmo acontecer.

Por aqui, após a leitura do parecer da reforma tributária pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), ontem, o plenário seguiu acordo fechado pelas lideranças partidárias a fim de começar a discussão da proposta (PEC 45/19), hoje, a partir das 11h. A previsão para
iniciar a fase de votação é às 18h.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, explicou que o texto apresentado é preliminar e que o relator apresentará outra versão para honrar acordos firmados com os representantes dos governos e de entidades que participaram das discussões.

A PEC propõe a substituição de quatro tributos federais (PIS, Cofins, PIS-Importação e Cofins-Importação) por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), gerida pela União; e de outros dois tributos (ICMS e ISS) por um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS),
gerido por estados e municípios. Já o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) vai virar um imposto seletivo.

Além da reforma tributária, a Câmara pretende votar, ainda esta semana, a reforma o novo arcabouço fiscal, que voltou para a Casa após ser alterado pelo Senado, e o projeto do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que reinstitui o voto de desempate do  governo.

No setor corporativo, a Petrobras informou que deu início, na terça-feira (4), a operação do contrato de processamento de gás natural celebrado com a empresa 3R Petroleum, para acesso à infraestrutura de processamento na Unidade de Tratamento de Gás Natural de Cacimbas (UTGC), localizada no município de Linhares (ES). Com esta iniciativa, que torna possível o acesso ao mercado dos volumes gás natural produzidos pela 3R no Campo de Peroá, na Bacia do Espírito Santo, a Petrobras passa a ter contratos de acesso vigentes em todas as plantas de processamento onde houve manifestação de interesse de outras empresas.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes, participou ontem da cerimônia de assinatura dos Contratos de Partilha de Produção (CPP) dos blocos Sudoeste de Sagitário, Água Marinha e Norte de Brava. Os blocos foram arrematados pela companhia em 16 de dezembro de 2022, de um total de quatro ofertados dentro do Primeiro Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o prazo para a inscrição dos empregados no Programa de Desligamento Incentivado (PDI) se encerrou no dia 30 de junho de 2023 com a adesão de 1.862 empregados.

A Weg informou que, por meio de suas controladas, firmou um acordo com a 2W Ecobank S.A. para autoprodução de energia conjunta nos Parques Eólicos Anemus, I, II e III, localizados no município de Currais Novos, no Estado do Rio Grande do Norte.

A Marfrig Global Foods informou que Daniela Mariuzzo renunciou ao cargo de integrante do comitê de sustentabilidade, bem como Lúcio Abrahão Monteiro Bastos renunciou ao cargo de membro do comitê de auditoria estatutário. Para esta última posição, os integrantes do conselho de administração deliberaram por admitir novo membro para compor o Comitê de Auditoria Estatutário: José Luiz Sanches.

A Multiplan informa que exerceu seu direito de preferência na aquisição da participação de 4,1% na ABL do Ribeirão Shopping, aumentando a participação da companhia no shopping para 86,5%. Essa participação representa 5,2% do NOI do shopping (últimos doze meses a
partir de março de 2023).

A Weg firmou, por meio de suas controladas, um acordo vinculante com a Alupar, empresa especializada em geração e transmissão de energia elétrica, para a formação de uma parceria societária para autoprodução de energia a ser utilizada nas operações da Weg no Brasil.

O Banco do Brasil informou que Aramis Sá de Andrade renunciou ao cargo de conselheiro de administração, com efeitos a partir de 13 de julho de 2023.

A Petrobras comunicou que solicitou que a diretoria executiva da companhia elaborasse proposta de aperfeiçoamento da Política de Remuneração aos Acionistas, incluindo a possibilidade de recompra de ações.